Sistema Circulatório

O Sistema circulatório tem a função de nutrição, excreção e defesa, transportando nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos.É um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, formado pelo coração e por vasos sanguíneos, por onde circulam o sangue.


Coração

É um órgão muscular oco que funciona como uma bomba contrátil-propulsora.  Situa-se na cavidade torácica e sua maior porção se encontra à esquerda do plano sagital mediano. Tem a forma aproximadamente de um cone truncado, apresentando uma base, um ápice e faces (esternocostal, diafragmática e pulmonar).
É dividido em quatro cavidades:
Átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior;
Ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior.

O coração é formado pelo tecido muscular estriado esquelético que constitui sua camada média, o miocárdio. Forrando internamente o miocárdio, encontramos o endocárdio e externamente ao miocárdio há uma camada serosa que o envolve e recebe o nome de epicárdio. O pericárdio é um saco fibroso que envolve o coração, separando-o dos outros órgãos do mediastino.

Existem três tipos de vãos sanguíneos em nosso corpo: artérias, veias e capilares.

Artérias

São tubos cilíndricos e elásticos que conduzem o sangue do coração para todo o corpo.  A maioria das artérias transporta sangue oxigenado mas as artérias pulmonares transportam sangue não oxigenado do coração até os pulmões. A aorta é a principal artéria e de maior diâmetro do corpo humano.

Veias

São tubos finos que conduzem o sangue de todo o corpo para o coração, ou seja, transportam o sangue que já sofreu trocas com os tecidos, da periferia para o centro do sistema circulatório. Possuem valvas, que são dispositivos que mantém o fluxo sanguíneo unilateral.As veias cava superior e inferior são as principais e as mais calibrosas do corpo humano.

Capilares Sanguíneos

São vasos microscópicos interpostos entre artérias e veias, onde ocorre a troca entre o sangue e os tecidos. Sua distribuição é quase universal no corpo, estando ausente apenas na epiderme, na cartilagem hialina e na córnea.




Circulação Pulmonar e Sistêmica

Circulação Pulmonar ou Pequena Circulação

O sangue sai do ventrículo direto e vai para os pulmões onde sofre hematose (troca dos gases, libera dióxido de carbono e recebe oxigênio)  e retorna no átrio esquerdo pelas veias pulmonares para dar inicio a circulação sistêmica.

Circulação Sistêmica ou Grande Circulação 

É a maior circulação, carrega oxigênio e nutrientes vistais para as células e tecidos. O sangue oxigenado sai do ventrículo esquerdo e vai se difundir por todo o corpo, retornando posteriormente para o átrio direito pela veia cava.

Sistema Linfático

É formado por vasos e órgãos linfoides (baço, timo e linfonodos), por onde circulam a linfa. É um sistema auxiliar de drenagem, que drenas as substâncias do meio extracelular que não puderam ser absorvidas pelo sistema venoso por serem muito grandes. 
Os capilares linfáticos drenam a linfa para vasos linfáticos e estes para os troncos linfáticos, para então, desembocarem em veias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Áreas de Atuação - O Biomédico e a Imagenologia

O Biomédico Sanitarista

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)