Celulite Infecciosa

A celulite infecciosa é uma infecção bacteriana cutânea, ou seja, acomete as camadas mais profundas da pele e causa vermelhidão, inchado e dor. É uma doença grave que se não tratada corretamente pode levar o paciente a óbito.




     

O que é exatamente a Celulite Infecciosa?
Pode ser também chamada de Celulite Bacteriana, e não pode ser confundida com a celulite comum (fibroedema gelóide). Ela é uma doença como já dito causada por uma infecção cutânea, devido a entrada de organismos como estreptococos (Streptococcus pyogenes) ou estafilococos (Staphylococcus aureus). Essa entrada é feita por qualquer região da pele que esteja lesionada, por queimaduras, cortes, rachaduras e até mesmo por uma unha encravada.

         
Streptococcus pyogenes






                                                                                                                   
Staphylococcus aureus
A celulite infecciosa pode afetar apenas a superfície da pele, como também chegar em regiões mais profundas nos tecidos subjacentes e podendo se espalhar por nódulos linfáticos e pela corrente sanguínea. Afeta em maioria adultos de ambos os sexos, mas eventualmente dependendo das circunstâncias pode afetar outras faixas etárias. 

Não é uma doença contagiosa, ou seja, não passa de um indivíduo a outro. A incidência de casos é de 10 a 100 para cada cem mil habitantes por ano. Fatores preexistentes, ou seja, uma pré-disposição pode aumentar as chances de um indivíduo ser afetado pela doença, como: pessoas com câncer realizando quimioterapia, diabéticos, feridas operatórias, alteração vasculares, infecção nos ossos como a osteomielite, poliomielite e tratamentos com corticoide.
                  

     Quais os sintomas frequentes?
Lembre-se que os sintomas aparecendo e persistindo por mais de 24 horas é necessário ir ao médico imediatamente para receber um diagnóstico e acompanhamento. Temos como principais sintomas:
  • vermelhidão
  • febre
  • dor local
  • calor local
  • inchaço na região afetada
  • inflamação
  • dores de cabeça
  • calafrios
  • inflamações de ínguas nas periferias da região afetada 

As regiões mais afetadas pela vermelhidão (o sintoma mais aparente) são os membros inferiores, podendo afetar também o rosto ou qualquer outra parte do corpo. Em casos onde afeta a região da face pode-se constatar que é uma gravidade maior, pois naquela região instalada pode-se gerar uma meningite bacteriana.
Outros sintomas como náuseas, vômitos e mal-estar geral podem aparecer em alguns casos.

                   


     Existe tratamento?

O tratamento existe e
normalmente é feito pelo acompanhamento com um dermatologista. Seu início pode ser feito por uso de antibióticos adequados
geralmente de forma sistêmica (intramuscular ou endovenosa), passando em seguida as melhoras para medicamentos também antibióticos como a penicilina por via oral. Já para alérgicos ao uso da penicilina é indicado em casos mais graves a clindamicina e em casos mais leves a eritromicina.
Em sua maioria os pacientes são internados para que seja feito um acompanhamento durante o tratamento, percebendo assim as melhoras e evitando a exposição e possíveis complicações.
                                  

     Pode haver complicações?
Não procurar um médico para diagnosticar o problema e fazer o tratamento pode causar sérias complicações ao paciente. Essa complicação pode ser a septicemia, que é um processo inflamatório generalizado do organismo. A não realização do tratamento afeta os tecidos subjacentes, podendo chegar a corrente sanguínea afetando diversos tecidos, sendo este estágio letal em muitos casos.

Jamais esqueça que, apresentar os sintomas é o necessário para se procurar imediatamente um médico para que o passo a passo que leva a cura seja feito, afinal descobrir uma doença ainda no início eleva bruscamente os índices de cura. Então, nunca ache que sua saúde é perca de tempo, pois é ela quem controla exatamente o que você é o que você pode fazer nos seus dias.
            


Por: Anieli Glad

Não se esqueça, alguma dúvida é só mandar pra gente.

Curtam nossa página no facebook , e fiquem sempre antenados nas novidades. 

Fontes:
http://ec.bledar.com/img/i606.jpg
http://www.ipasemnh.com.br/assistencia/amb.jpg
http://www.dicasdesaude.info/blog/wp-content/uploads/2012/06/Celulite-Bacteriana.jpg
http://www.bacteriainphotos.com/photo%20gallery/streptococcus%20pyogenes%203D.jpg
http://www.minhavida.com.br/beleza/materias/18022-celulite-infecciosa-entenda-melhor-qual-o-tratamento-desse-problema
http://www.tuasaude.com/tratamento-para-celulite-infecciosa/
http://www.infoescola.com/doencas/celulite-infecciosa/
http://www.eliminarcelulite.com.br/como-se-manifesta-a-celulite-infecciosa/
http://www.indicedesaude.com/artigos_ver.php?id=2149
http://www.tuasaude.com/celulite-infecciosa/
https://31.media.tumblr.com/05bca97af1ff726cd28b74c01ba19f5a/tumblr_nvgd3fpR081sg12h7o1_500.gif

Comentários

  1. É, cada vez que leio sobre celulite infecciosa e bacteriana me deparo com uma novidade, ou na patologia ou no tratamento.
    Gostei do seu texto, bem informativo.
    No meu site eu trago algumas outras informações, confira lá depois.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)

Ácidos Graxos

Genética humana - Cariótipo