Por que soluçamos?

O que é o soluço?

O soluço é uma respiração com espasmos provocada pela contração involuntária e desordenada do diafragma, um músculo que separa o tórax do abdome e esta diretamente ligado a respiração,  junto com o fechamento da epiglote (uma espécie de tampa localizada na laringe, que corta a passagem de ar da boca para os pulmões) fazendo vibrar as cordas vocais, provocando o som característico do soluço. Lembrando que, a epiglote no funcionamento normal, só se fecha para a passagem de alimentos ao esôfago, e fica aberta para a respiração.


O soluço também esta relacionado com a irritação de um nervo chamado nervo frênico, este auxilia os movimentos do diagrama, estando os dois localizados acima do estomago, quando o estomago incha ocorre a irritação. Isso pode acontecer quando comemos demais, ou ingerimos bebidas muito quentes, muito frias ou com muito gás. 
Normalmente, o soluço costuma ser passageiro, durando apenas alguns minutos. Neste caso há algumas técnicas para controlar a crise que realmente funcionam como:
  • Prender a respiração
  • Respirar em um saco de papel por alguns minutos
  • Fazer gargarejos com água
  • Tomar um bom copo de água fria.
  • Inclinar os joelhos sobre o peito



Mas crises de soluços muito frequentes, podem ser causadas por outros fatores como, problema na vesícula, no esôfago, no estomago, ou até mesmo uma pneumonia na base do pulmão, pois são órgãos que podem afetar o diafragma. Por isso, quando houver crises recorrentes ou persistentes deve se procurar um médico para desvendar as verdadeiras causas e indicar o melhor tratamento.



Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Áreas de Atuação - O Biomédico e a Imagenologia

O Biomédico Sanitarista

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)