Rinite Alérgica

 O que é?

A rinite é uma reação imunológica do nosso corpo a substâncias consideradas estranhas pelo nosso organismo.Essas substâncias são chamadas de alérgenos.
Quando esses alérgenos são inalados o sistema imunológico do indivíduo alérgico age de forma intensa na tentativa de defesa do organismo. A alergia portanto, não significa falta de defesa do organismo, ao contrário, indica uma defesa exagerada contra determinados agentes que penetram no nosso organismo.

Causas

Poeira, pólen e alguns alimentos são algumas das causas. A poeira doméstica  é  a principal causa da rinite, pois nela podemos encontrar vários componentes como restos de pêlos de animais, descamação da pele humana e restos de insetos, fungos, bactérias e ácaros.


Sintomas

Os sintomas surgem logo após entrar em contato com o alérgeno. Os principais são:
  • Espirros
  • Lacrimejamento nos olhos
  • Coriza
  • Coceiras e irritação no nariz, nos ohos, ou/e na pele
  • Problemas com odores
  • Obstrução nasal

Tratamento

O tratamento para a rinite alérgica consiste basicamente na higiene ambiental, evitando locais com muito acúmulo de poeira; tapetes, carpetes, cortinas e bichos de pelúcia não são recomendados no ambiente por acumularem muita poeira. Os locais da casa devem sempre estarem bem ventilados e ensolarados.
Se essas medidas não forem o suficiente, o uso de medicamentos como antialérgicos e descongestionantes nasais podem auxiliar na diminuição dos sintomas. Existem também, vacinas antialérgicas, que diminui a sensibilidade da pessoa àquela substancia ao qual era alérgico.

Mas cada caso é específico, por isso se você sofre de rinite alérgica é importante que procure auxílio médico para realizar o melhor tratamento.




Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Áreas de Atuação - O Biomédico e a Imagenologia

O Biomédico Sanitarista

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)