8 dicas para acabar de vez com o chulé

Quem nunca sentiu aquele cheirinho desagradável depois de um dia quente, depois de tirar os sapatos fechados? Pois é, há uma explicação lógica para esse "fedô" todo. 
Nosso suor é produzido por glândulas sudoríparas, que se não fosse pela ação das bactérias não teria cheiro algum. Isso mesmo que você ouviu, são as bactérias que depois de se alimentarem de vestígios de pele morta (queratina) e do próprio suor que produzem compostos químicos como o ácido isovalérico e metanotiol. É devido ao ambiente úmido e escuro que elas se proliferam.
Cientificamente chamado de bromidose plantar, o problema do mal cheiro nos pés aumenta com a falta de higiene. Porém, esse suor em excesso pode ser causado devido a doenças como diabetes, hipertireoidismo, hiperidrose (excesso de suor), além do que, em pessoas obesas e fumantes isso pode aumentar. 

Usar talco realmente é eficaz contra o chulé?
Sim! É devido a ele que a umidade é absorvida, diminuindo o suor e eliminando as bactérias e fungos que causam o cheiro ruim.

Por que os homens tem mais chulé que as mulheres?

Esse fato está ligado a produção de testosterona que aumenta a quantidade de suor nos pés. Além do que, homens usam mais sapatos fechados que mulheres, provocando menor ventilação e tendo como consequência a maior proliferação de bactérias e fungos.


8 dicas para acabar de vez com o chulé













Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook, para ficar ainda mais informado sobre a Biomedicina. Um brinde à saúde!

Fontes: http://www.minhavida.com.br/beleza/galerias/2289-descubra-as-causas-e-saiba-como-combater-o-chule/9
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-forma-o-chule
http://www.mdsaude.com/2012/11/tirar-chule.html
https://www.tumblr.com/tagged/chule
http://www.einstein.br/PublishingImages/esps-pes-mais-bonitos-e-saudaveis-no-verao.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)

Ácidos Graxos

Genética humana - Cariótipo