Por quê bocejar é "contagioso"?

O bocejo é uma ação involuntária de abrir a boca, na qual há inalação profunda de imensa quantidade de ar. Por incrível que pareça começamos a bocejar com cerca de 11 semanas de vida, sem contar que que cães, gatos, cobras, ratos, pássaros, também bocejam. 
Ao bocejarmos, o pulmão aumenta seu tamanho, devido a quantidade de ar inalada, os músculos abdominais se flexionam e o diafragma se contrai, provocando ainda o aumento do ritmo cardíaco em até 30%.

As possíveis causas do bocejo são:
Cansaço, sono, doença cardíaca, infarto, desidratação, fadiga, distúrbios da tireoide, entre outros. Entretanto, há 3 teorias que tentam explicar o real motivo do ato de bocejar, como:


- Teoria física: revela que o bocejo é um processo em que o organismo tenta obter mais oxigênio e aumentar a quantidade de gás carbônico a ser liberada, já que este está em excesso. Por esse motivo, quando estamos cercados de várias pessoas, todos temos o desejo de bocejar, já que há um excesso da quantidade de dióxido de carbono. Porém, essa teoria caiu por terra.
- Teoria da evolução: entendia-se que os homens primitivos bocejam para mostrar os dentes, como forma de superioridade na cadeia alimentar.


- Teoria do tédio: é o que a maioria das pessoas acredita, que o bocejo vem de nada mais nada menos que do tédio, do sono, do cansaço.



Com a evolução da ciência surgiu a teoria recentemente postulada e mais provável relacionada ao bocejo, que ocorre devido a um mecanismo que eleva o fluxo sanguíneo no SNC (Sistema Nervoso Central), desencadeando o resfriamento do corpo. Afinal, de acordo com os pesquisadores, o cérebro funciona melhor em condições de temperatura mais baixas.


Estudos demonstram ainda que bocejamos quando alguém pelo qual temos afinidade boceja. Quando alguém que não temos gostamos boceja, nos esforçamos para impedir o ato, por isso, os cientistas acreditam que a explicação disso é porque não queremos demonstrar afinidade com quem não temos empatia.

O bocejo pode ter um culpado: os neurônios-espelho, são eles que realizam um ato-reflexo que é de certa forma incontrolável.

Ajuda médica
Infelizmente, nem tudo é o que parece, se por um acaso você acha que está bocejando demais consulte seu médico, pois isso pode estar ligado a insônia ou distúrbios e problemas mais sérios.

A questão do bocejo ainda é um ato um tanto quanto misterioso, afinal nenhuma das teorias foi 100% comprovada. E aí, qual das hipóteses você acha mais provável?

Por: Carolina Caporusso Infante

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook, para ficar ainda mais informado sobre a Biomedicina. Um brinde à saúde!

Fontes: https://33.media.tumblr.com/tumblr_lt15zxZt2k1qm5rrlo1_500.gif
https://40.media.tumblr.com/tumblr_ljo6c4EBYk1qi9w38o1_500.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcK6ezfI5NFMBxmlHqyIM72of_ybwOLUtdoUKLHFPV2Tvk8VGrV-V-J3gFkQlDhH42LYRroVrdo4JiqQYjm6W4A2zLa2TAyVidsmwImY9rJany3564NleAZTU2UsCpLBrTTJ1wsOEUgyI/s1600/pulmao.jpg
http://hypescience.com/bocejo-porque-bocejamos/
http://www.brasilescola.com/curiosidades/bocejo.htm
http://www.infoescola.com/curiosidades/bocejo/
http://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/por-que-o-bocejo-e-contagioso,e018c087e60ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Áreas de Atuação - O Biomédico e a Imagenologia

O Biomédico Sanitarista

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)