Primeiro Passo: O que é a Biomedicina?
O que você realmente sabe sobre Biomedicina? A realidade é que a maioria das pessoas entendem a Biomedicina como um área de atuação dentro da Medicina, mas será que essas duas profissões se relacionam? Será que Biomédico e Médico são a mesma coisa?
Antes de qualquer coisa, Biomedicina, assim como a Medicina, é uma área da saúde, porém voltada principalmente para a pesquisa das patologias humanas, incluindo desde de um estudo citológico até mesmo a solução para certos problemas.
Assim como qualquer área da saúde, a intenção primordial da Biomedicina é aumentar a qualidade e perspectiva de vida de toda a população, independente de gênero, etnia, cultura, entre outros.
Os profissionais Biomédicos não realizam procedimentos cirúrgicos, nem prescrevem medicamentos. O foco principal está vinculado à pesquisa, identificando, classificando e estudando microorganismos causadores das doenças, além da busca incessante pela cura de tais patologias.
A grande variedade dessa magnífica profissão são as múltiplas áreas de atuação, ganhando dia após dia maior espaço no mercado de trabalho. São exemplos dessas áreas:
- Análises Clínicas
- Análise Ambiental
- Análise Bromatológica
- Anatomia Patológica
- Auditoria
- Acupuntura
- Banco de Sangue
- Biofísica
- Biologia Molecular
- Bioquímica
- Biossegurança
- Citologia Oncótica
- Coleta
- Docência e Pesquisa
- Embriologia
- Farmacologia
- Fisiologia Geral e Humana
- Genética
- Hematologia
- Histologia
- Imagenologia
- Imunologia
- Indústria e Comércio
- Informática de Saúde
- Microbiologia de Alimentos
- Virologia
- Parasitologia
- Patologia
- Perfusão Extracorpórea
- Psicobiologia
- Radiologia
- Reprodução Humana
- Sanitarista
- Saúde Pública
- Toxicologia
- Estética
O curso tem duração de 4 anos, podendo ser realizadas especializações, além de mestrado, doutorado e até mesmo docência. Enfim, a Biomedicina é uma área inspiradora, que realiza milhares de exames todos os dias para descobrir patógenos, curas e modificar o mundo à sua maneira. Um passo de cada vez, pois a luta é intensa, mas a vitória é ainda mais gratificante.
Por: Carolina Caporusso Infante
Fontes: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/biomedicina-684526.shtml
http://www.guiadacarreira.com.br/profissao/biomedicina/
Comentários
Postar um comentário