O Biomédico Sanitarista

Definição de Vigilância Sanitária

“Conjunto de medidas que visam a elaboração, a aplicação, o controle e a fiscalização, respeitada a legislação pertinente, de normas e padrões de interesse da saúde individual e coletiva, relativas ao ambiente, produtos, serviços e trabalho.”
                                                                     Germano & Germano, 2001



A Vigilância Sanitária compreende a ações com o dever de diminuir e eliminar riscos à saúde,  prevenindo epidemias e doenças causadas por fatores biológicos decorrentes de problemas sanitários.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

É a responsável por criar normas e regulamentos, e exercer atividades de controle sanitário em determinados lugares. Atua em todos os setores relacionados a produtos e serviços que possam afetar a saúde da população brasileira.

Vigilância Sanitária de Serviços

Tem a função de fiscalizar locais como laboratórios, hospitais, clínicas médicas, estéticas e odontológicas e bancos de sangue. Esses lugares têm um maior risco de contaminação de doenças, por isso, devem estar sempre bem higienizados. 

Vigilância Sanitária de Produtos

Controla, monitora e fiscaliza a produção, transporte, comercialização e distribuição de produtos como remédios, perfumes e agrotóxicos, produtos de limpeza, higiênicos, cosméticos, entre outros.

Vigilância Sanitária de Alimentos.

Tem a função de garantir a qualidade dos serviços de alimentos: as matérias-primas, equipamentos e utensílios utilizados, embalagens, métodos, prazos de validade, etc.


Segundo o Conselho Regional de Biomedicina:
Compete ao biomédico atuar como sanitarista, desde que comprove ter cursado disciplinas referentes à saúde pública ou, ainda, tenha conhecimento curricular e didático e/ ou prática em serviços de saúde sanitária.

Outros locais em que o sanitarista atua:
  • Farmácias
  • Mercados
  • Restaurantes
  • Aeroportos
  • Indústrias
  • Óticas
  • Escolas
  • Funerárias
  • Estabelecimentos de tatuagens e piercings
  • Hotéis, Motéis, pousadas e pensões 


Além disso, o biomédico sanitarista pode atuar no monitoramento da água, informando sobre sua potabilidade e prevenindo doenças que possam ser transmitidas, e promover a educação sanitária através de palestras e cursos.



Fontes:

Comentários

  1. Boa noite! Estou no início da graduação de biomedicina e preciso fazer um trabalho sobre o profissional sanitarista, preciso entregar um vídeo de um sanitarista falando sobre a área, estou procurando biomédicos sanitaristas que possam me ajudar e que possam me mandar um vídeo sobre o dia a dia deles, vocês teriam alguma indicação?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)

Ácidos Graxos

Genética humana - Cariótipo