Biomedicina Estética - A nova área de atuação biomédica


Logo Biomedicina Estética
       



Dentre as diversas áreas de atuação biomédica, a estética é a habilitação mais jovem, a caçula da família, mas já chegou com força total.




                                                                                                                                                   
                          
                 O que é a Biomedicina Estética?
A biomedicina estética é uma área de atuação onde o profissional biomédico especializado atua em processos invasivos não cirúrgicos, pois possui um alto entendimento da derme, seus anexos e demais tecidos. Ainda aplica e desenvolve tratamentos para envelhecimento fisiológico, disfunções  estéticas faciais e corporais, sempre promovendo melhor qualidade de vida ao paciente e o seu bem-estar, sem afetar a saúde.

                 Como surgiu a atuação do Biomédico na Estética?
Assim como ocorreu com a acupuntura, vários biomédicos atuam na área estética sem a devida habilitação e regulamentação.
Entretanto, no dia  10 de outubro de 2010 na cidade de Recife-PE na Plenária do CFBM (Conselho Federal de Biomedicina) foi apresentado um projeto pela Dra. Ana Carolina Puga (Presidente da Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética – SBBME) que conscientizava a classe sobre a capacidade do biomédico em atuar na Estética. Por unanimidade do CFBM e CRBM (Conselho Regional de Biomedicina) o projeto foi aprovado.
Em 22 de fevereiro de 2011 foi publicada a Resolução da Biomedicina Estética, sendo assim entrava em vigor a mais nova habilitação para biomédicos.
                                                                          
                     Logotipo da SBBME
                                               
                Quais procedimentos podem ser realizados?
O biomédico devidamente habilitado, em dia com registros e mensalidades do CRBM pode realizar diversos procedimentos, são eles:
  • Laserterapia;
  • Carboxiterapia;
  • Intra dermoterapia;
  • Radiofrequência estética;
  • Ultrassom focalizado – HIFU;
  • Luz intensa pulsada e LED;
  • Laser fracionado;
  • Procedimentos invasivos não cirúrgicos;
  • Avaliação estética;
  • Anamnese corporal e facial;
  • Classificação da pele – dermatoscópio;
  • Classificação da Síndrome de Desarmonia Corporal;
  • Definição do tratamento a ser realizado
  • Definir estratégia de tratamento;
  • Registro de foto;
  • Análise das disfunções estéticas (dermato-fisiológicas);
  • Evolução dos pacientes;
  • Treinamentos técnicos;
  • Responsável técnico da empresas que executam atividades de fins estéticos
  • Supervisão do tratamento
  • Acompanhamento do paciente durante o tratamento
  • Formar um raciocínio rápido, dinâmico e preciso na solução de problemas disfunções dermato-fisiológicas dentro da Biomedicina Estética;












              
  Como atuar em Biomedicina Estética? 
Para o biomédico que deseja seguir está área é ideal que se faça uma pós-graduação(com no mínimo 360 horas, reconhecidos pelo MEC e/ou pela CAPES), para que este receba o título que o torna biomédico esteta. Além disso o SBBME indica a prática de cursos livres, para que haja o aprimoramento do atendimento, aptidão para atuar com os pacientes facilitando a entrada no mercado de trabalho.
Após isso, o pré-requisito básico é estar regulamentado e totalmente em dia com o CRBM de seu estado – o CRBM segue as decisões de determinações do CFBM - . Estar em dia com mensalidades e regulamentações garante a segurança para trabalho sem que outras classes da saúde tentem impedir os direitos que são garantidos.


                Existe diferença entre esteticistas e biomédicos estetas?
Sim, existe. O esteticista e o biomédico esteta não competem no mercado de trabalho, e suas atividades são complementares.
O esteticista atua com procedimentos corporais e faciais como radiofrequência, peelings superficiais, ultra-sons, lasers frios, e demais procedimentos manuais como a drenagem linfática, limpeza de pele, bambu terapia e pré/pós operatório.

Já o biomédico esteta como já dito focam em procedimentos invasivos não-cirúrgicos, como aplicação de toxina botulínica, preenchimentos, micro-agulhamento, intra dermoterapia, lasers e biotecnologias  de alta potência e outros, podem também fazer a realização de exames para fins de triagem.
Ainda há a escolha de alguns em cursarem tanto Biomedicina e se especializar em Estética e cursar o próprio curso de Estética, abrindo o leque profissional destes.


                Qual o salário de um Biomédico Esteta?
O salário inicial pode ser de R$ 3000,00 para profissionais que não possuem consultório próprio, e pode variar de acordo com onde este profissional atua, e a função exercida por ele neste local.


                O que será estudado?
O estudo oferecido é o mesmo que o de um estudante de biomedicina normal (devido a formação incial na área), mas em seguida matérias já estudadas poderão ser revistas com foco na estética e novas também serão acrescentadas, são elas: Anatomia/Fisiologia; Disfunções estéticas; Envelhecimento celular e Obesidade; Psicologia clínica; Avaliação consulta e acompanhamento em estética; e Cosmetologia, Cosmecêutica e “nutricosméticos”.


                Onde atua o Biomédico Esteta?
Como a biomedicina, o leque disponível a profissionais desta área é de grande amplitude. Podem atuar em consultórios , laboratórios, empresas voltadas a indústria de bem- estar e saúde, desenvolver pesquisas e trabalhos de Biomedicina aplicados a área estética. Além desses o biomédico esteta pode atuar em áreas de docência em graduação e pós-graduação estética.








E aí? Gostou do post e quer saber tudo que acontece no blog?! Então corre e curte a nossa página do facebook e fique sempre atualizado com novidades.

Quer saber mais alguma coisa? Tem alguma dúvida? Deixa aí nos comentários que a gente responde pra você.

Fontes:

http://images.clipartlogo.com/files/ss/thumb/114/114263350/sexy-woman-silhouettes_small.jpg
http://institutobiomedico.com/ibap/wp-content/uploads/2015/02/blog_futuro_da_biomedicina_estetica_no_brasil-417x330.jpg
http://nutricaoestetica.com.br/wp-content/uploads/logo1.png
http://anacarolinapuga.com.br/wp-content/uploads/2011/11/16d40ca5b217dcb8dfd6909e8be56667.jpg
http://www.portaleducacao.com.br/estetica/artigos/47731/biomedicina-estetica
http://biomedicinaestetica.bmd.br/
http://www.sbbme.org.br/procedimentos-biomedicos/biomedicina-estetica.html

Comentários

  1. Quanto custa pra se especializar em Responsável Técnico e onde a especialização pode ser feita?
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)

Ácidos Graxos

Genética humana - Cariótipo