Carboidratos
No momento em que você está lendo estas linhas e procurando entender o conteúdo, suas células nervosas estão realizando um trabalho e, para isso, utilizam a energia que foi liberada a partir da oxidação de moléculas de um carboidrato chamado glicose.
São importantes biomoléculas que constituem a base da nutrição dos organismos não fotossintetizantes. Eles podem ser definidos como poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas ou ainda substâncias que liberam esses compostos quando sofrem o processo de hidrólise (quebra de uma molécula por água).
Os carboidratos também podem ser chamados de glicídios, glucídios, hidratos de carbono ou açúcares. São formados fundamentalmente por moléculas de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O), por isso recém a denominação de hidratos de carbono.
Funções dos carboidratos:
- Principal fonte de energia do corpo;
- Ativador metabólico: Regulam o metabolismo proteico, poupando proteínas;
- Necessários para o funcionamento normal do sistema nervoso central. O cérebro não armazena glicose e dessa maneira necessita de um suprimento de glicose sanguínea. A ausência pode causar danos irreversíveis para o cérebro;
- A celulose e outros carboidratos indigeríveis auxiliam na eliminação do bolo fecal. Estimulam os movimentos peristálticos do trato gastrointestinal e absorvem água para dar massa ao conteúdo intestinal;
- Apresentam função estrutural nas membranas plasmáticas das células.
- Participam da estruturas dos ácidos nucleicos (RNA e DNA), sob a forma de ribose e desoxirribose, que são monossacarídeos com 5 átomos de carbono em sua fórmula.
Nós seres humanos possuímos uma substância de reserva energética, que é um polissacarídeo chamado glicogênio. Ele fica armazenado no fígado e nos músculos e quando o corpo necessita de energia, esse glicogênio é hidrolisado em moléculas de glicose, que são carboidratos mais simples, com apenas 6 átomos de carbono. O glicogênio é resultado da união de milhares de moléculas de glicose, assim como a celulose.
De acordo com a quantidade de com a quantidade de átomos de carbono em suas moléculas, os carboidratos podem ser divididos em:
- Monossacarídeos
Os monossacarídeos são carboidratos simples, de formula molecular (CH2O)n, onde n é no mínimo 3 e no máximo 8. São os verdadeiros açucares, solúveis em água e, de modo geral, de sabor adocicado. Os de menor número de átomos de carbono são as trioses (contêm três átomos de carbono). Os biologicamente mais conhecidos são os formados por cinco átomos de carbonos (chamados de pentoses) e os formados por seis átomos de carbono (hexoses).
As moléculas de monossacarídeos são cadeias carbônicas não ramificadas, com ligações simples entre os carbonos.
Monossacarídeos de importância biológica:
- Dissacarídeos
Esse mesmo tipo de ligação ocorre na formação das moléculas de DNA e RNA, através da ligação entre uma pentose e uma base nitrogenada.
- Polissacarideos
Os polissacarídeos são moléculas formadas através da união de vários monossacarídeos. Alguns apresentam em sua fórmula átomos de nitrogênio e enxofre.
Esse grupo de carboidratos é formado por moléculas que não possuem sabor adocicado, como nos outros grupos.
Os polissacarídeos são moléculas muito grandes, em comparação com os outros carboidratos, por isso são considerados macromoléculas, são insolúveis em água, o que é de grande importância para os seres vivos, pois desempenham função estrutural e armazenadora de energia.
No momento da digestão, para que essas moléculas sejam absorvidas, é necessário que sejam quebradas em moléculas menores, os monossacarídeos. A reação de quebra ocorre através da hidrólise. Note que a reação de união entre dois monossacarídeos ocorre pelo processo inverso, reação por desidratação.
As moléculas de polissacarídeos são polímeros, ou seja, as moléculas que os constituem são idênticas ou semelhantes. Essas unidades são chamadas de monômeros.
Principais polissacarídeos estruturais
Principais polissacarídeos energéticos
Mas qual a importância dos carboidratos na atividade física?
Para quem pratica atividade física regularmente o carboidrato é o nutriente mais importante na alimentação. Isso porque esse nutriente será responsável em maximizar seus estoques antes do exercício, fornecer energia durante o mesmo e também terá um papel fundamental no período de recuperação pós exercício. A dieta de um praticante de atividade física, assim como a de um sedentário, deve ser composta, em sua maioria, por alimentos fonte
E ai, gostaram ? Espero que a partir de hoje os carboidratos possam fazer ainda mais parte das suas alimentações,pois eles são essenciais. E nunca se esqueçam:Comer bem, pra viver melhor!
Por: Letícia Bortolan
Para saber mais, curta nossa pagina no Facebook e fique por dentro de todas as novidades! Caso tenha alguma dúvida ou sugestão deixe nos comentários que responderemos para você.
Fontes:
http://www.dieta.pro.br/wp-content/uploads/2014/12/carboidratos.jpeghttp://www.infoescola.com/nutricao/carboidrato/
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/quimica_vida/quimica.php
http://www.infoescola.com/bioquimica/polissacarideo/
http://www.sitemedico.com.br/site/boa-forma/nutricao/6819-a-importancia-do-carboidrato-na-pratica-da-atividade-fisica
http://www.infoescola.com/bioquimica/dissacarideo/
http://www.infoescola.com/bioquimica/monossacarideo/
http://www.nutricaoativa.com.br/conteudo.php?id=178
Comentários
Postar um comentário