O que fazer em caso de Queimadura?

Primeiramente, o que é uma queimadura?


Queimaduras são lesões na pele, ou melhor dizendo, nos tecidos, podendo atingir pele, pelos, cabelos, músculos, olhos, entre outros. Pode ser provocada por contato direto com superfícies extremamente quentes, ou também pode ser por queimadura química, elétrica, por radiação, frio ou fricção

Classificação das queimaduras












  • 1º Grau: são queimaduras mais leves que atingem apenas a parte externa da epiderme. Os sintomas são: vermelhidão, intensa dor e possível inchaço. Nesse caso, não se formam bolhas e a pele não se desprende. Não deixa cicatrizes, apenas escure e com o decorrer do tempo vai clareando. A estimativa de melhora são de 3 a 6 dias, não deixando sequelas. Exemplo: queimadura do sol.
  • 2º Grau: é dividida em superficial e profunda. A queimadura de 2º grau superficial atinge a epiderme e a porção superficial da derme, os sintomas incluem: bolhas e intensa dor, sendo um período de recuperação de 2 a 3 semanas, geralmente não deixa cicatriz. Já a queimadura de 2º grau profunda atinge toda a derme, podendo lesionar terminações nervosas, glândulas sudoríparas e folículos pilosos, deixando a pele seca e sem pelos, a cicatrização é bem lenta, demorando mais que 3 semanas e em certos casos pode haver a necessidade de enxerto.
  • 3º Grau: são queimaduras que destroem todas as camadas da pele, sendo geralmente indolor pois as áreas de terminações nervosas já foram danificadas. Esse tipo de queimadura além de ser muito grave pode ser fatal. São lesões secasesbranquiçadas e só se recuperam com tratamento cirúrgico (desbridamento e enxerto). Podem chegar até nos ossos, ocasionando deformidades e por vezes perda de extremidades como mão ou dedos. Devem ser monitoradas por médicos por longos períodos, pois pode se tornar um carcinoma de pele.
Além de ser avaliada a profundidade da queimadura, é necessário saber a extensão dela, sendo analisado o percentual de área atingida. Quando maior a extensão, mais risco de morte a queimadura traz.


Tratamentos




Para queimaduras de 1º grau: lavar o local com água corrente, colocar compressas frias, aplicar pomadas leves, além de posteriormente, haver a necessidade de usar filtro solar na área atingida e óleo vegetal ou vaselina para manter hidratado










Para queimaduras de 2º graulavar o local com água correnteas bolhas devem ser drenadas, mas não retiradas, colocando curativos até a total cicatrização. Em caso de dor intensa deve-se fazer o uso de analgésicos. Após a cicatrização é necessário o uso de filtro solar. Se por acaso for a queimadura for profunda, utilizar os tratamentos das queimaduras de 3º grau.



Para queimaduras de 3º grau: geralmente é necessário levar o indivíduo direto para o pronto-socorro mais próximo, pois deve-se retirar os tecidos necrosados, partículas estranhas e por vezes, realizar o enxerto. Nesse caso de queimadura, o indivíduo deve tomar vacina contra tétano, se hidratar muito e manter os membros atingidos elevados para alívio da dor e do edema. Se possível, remover adereços antes que o corpo inche


Destaques
  • Não aplicar de jeito nenhum pasta de dente, manteiga, sal, açúcar ou qualquer produto caseiro;
  • Não aplicar gelo diretamente no local atingido;
  • Não tocar no local atingido;
  • Não retirar pedaços, nem estourar bolhas;
  • Não tampar o ferimento com algodão;
  • Se houver queimadura pela ingestão de substâncias químicas como olhos e boca, lavar abundantemente e procurar o pronto-socorro o quanto antes.

Complicações

A pele é o maior órgão do corpo humano que protege contra a entrada de microrganismos, então se esse tecido tanto a epiderme quanto a derme forem atingidos, se tornam uma porta de entrada para bactérias.
Outro fator está ligado a grande perda de líquido no local atingido, podendo causar choque circulatório, insuficiência renal e até hipotermia.

Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook, para ficar ainda mais informado sobre a Biomedicina. Um brinde à saúde!

Fontes:http://www.queimados.com.pt/Queimaduras/Classifica%C3%A7%C3%B5esdequeimaduras/tabid/62/Default.aspx
http://www.tuasaude.com/grau-da-queimadura/
http://www.mdsaude.com/2010/11/queimaduras-grau.html
http://www.sbcd.org.br/pagina/1720
http://www.sbd.org.br/orientacoes/queimaduras/
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvfnPieFpfqGEoFrxb1wrawUbDn5MVjRn4Dy4mLTPPN4EC9hyphenhyphen_2t3YR_aIq1jCUZwMQU1mdPxP7SkhpKY_0b7K7Sck-nogY_FGAwTufg5PfjfCNJ50_OOlnGFWvk69rk1wBedJKALPp9kZ/s1600/queimaduras_graus.jpg
http://www.desfavor.com/blog/wp-content/uploads/2012/06/dex_queimaduras.jpg
http://www.queimados.com.pt/Portals/0/imag12.jpg
http://www.queimados.com.pt/Portals/0/imag10.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)

Ácidos Graxos

Genética humana - Cariótipo