Queda de cabelo

Uma pessoa perde cerca 100 fios de cabelo por dia, o que é um número pequeno, comparado aos aproximadamente 150.000 fios que temos no couro cabeludo.
Mas deve se tomar cuidado com quedas  muito acentuadas, grandes quantidades de fios no chão, no travesseiro, no pente ou em outros lugares, pode ser conseqüência de vários fatores referentes ao organismo.

Causas

Muitas causas podem levar à queda de cabelo, como problemas na tireóide, alopecia (quando o sistema imune ataca os folículos capilares e causa a queda de vários tufos de cabelo ao mesmo tempo), infecções e outras doenças da pele.

Mudanças hormonais e no metabolismo podem levar a queda de cabelo temporário, o que ocorre em muitas mulheres durante o período de gestação e pós-parto.Estresse físico ou emocional e falta de vitaminas no organismo também são outros fatores.
O uso de medicamentos também pode causar o problema, como antidepressivos, remédios usados em quimioterapias, no caso de câncer, remédios para artrite, pressão alta e problemas cardíacos.

Além disso, outros fatores como uso de produtos químicos, banhos quentes, dietas rígidas, doenças virais e bacterianas, e o uso de cigarro também auxiliam na queda.



Como podemos ver, as causas são diversas, por isso, quando perceber que seu cabelo esta caindo exageradamente é muito importante procurar a ajuda de um médico ou especialista. Estes iram desvendar as causas e indicar o melhor tratamento.

Existem vários medicamentos para a queda de cabelo, mas é importante nunca se automedicar e seguir as prescrições médicas corretamente para obter melhores resultados.




Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Áreas de Atuação - O Biomédico e a Imagenologia

O Biomédico Sanitarista

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)