7 Dias sobre: Doenças que mataram milhões de pessoas

 VARÍOLA

Cerca de 300 milhões de pessoas morreram durante o surto mundial da varíola, entre 1896 e o fim da década de 1970 — quando a doença foi erradicada. Acredita-se que essa seja a causa da morte de importantes figuras históricas, como o rei francês Luís XV e o faraó egípcio Ramsés V. O músico e compositor Ludwig van Beethoven teria sido um dos sobreviventes da varíola, ficando com o rosto marcado pela doença.
A varíola foi considerada erradicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1980. O último caso teria sido na Somália, entre 1977 e 1978.



    Em 1947, surto levou 6 milhões de nova-iorquinos a tomar vacina 

Transmissão
Causada pelo vírus Orthopoxvírus variolae, a doença era transmitida pelo contato com pessoas doentes ou objetos que entraram em contato com a saliva ou secreções destes indivíduos.


Sintomas
O vírus se estabelecia na garganta e nas fossas nasais e provocava febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor nas costas e abatimento. A seguir, a doença assumia uma forma mais violenta: a febre baixava e começavam a aparecer erupções avermelhadas, primeiro na garganta, boca, rosto e, depois, pelo corpo inteiro. Com o tempo, as erupções evoluíam e se transformavam em pequenas bolhas cheias de pus, provocando dor e coceira intensa.

Tratamento
Quando essa doença ainda não estava erradicada, o máximo que se podia fazer era tentar amenizar a coceira e a dor, e esperar que o organismo reagisse para vencer o vírus. O modo de frear a disseminação da varíola foi a vacina. Com ela, foi possível a erradicação da doença.




Quer saber mais sobre essas doenças que dizimaram milhões de pessoas? Curta a  nossa página no facebook e fique por dentro de tudo!!



Fontes:
https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQghF3Pn9tLV_rBWvEySC7N_tHjzObuOjlgqsmRVBxv9jzlpnPTlA
http://www.tuasaude.com/variola/
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biovirus9.php

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Áreas de Atuação - O Biomédico e a Imagenologia

O Biomédico Sanitarista

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)