7 DIAS SOBRE: Doenças que mataram milhões de pessoas

AIDS

A AIDS é uma sigla para doença chamada Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico destruindo os glóbulos brancos, o que diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas.
O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno e transfusão de sangue contaminado.

Sintomas

Os primeiros sintomas observáveis da infecção com HIV são fraqueza, emagrecimento, febre, e diarreia prolongada.

Infecção aguda: É a primeira fase e os sintomas são febre, dores musculares e nas articulações, dores de cabeça, perda de peso, náuseas e vomito, falta de apetite, manchas na pele, sensibilidade a luz.

Sintomática Inicial: caracterizada pela alta redução dos linfócitos T CD4. Os sintomas mais comuns são:  febre, suores noturnos, diarreia, emagrecimento, fraqueza, sensação constante de cansaço e candidíase oral.

Os sintomas da fase mais avançada da doença, a AIDS,  surgem em média, após 10 anos da contaminação. A pessoa pode sofrer de tuberculose, pneumonia, hepatites virais, toxoplasmose e alguns tipos de câncer.

Tratamento

Os portadores de HIV dispõem de tratamento oferecido gratuitamente pelo Governo, que consiste em melhorar a qualidade de vida e prolongar a sobre do paciente pela reconstituição do sistema imunológico.
A AIDS não tem cura.

Mais de 20 milhões de pessoas já morreram de AIDS e a maior ocorrência foi nos anos 80, quando a doença foi descoberta, pois até então era desconhecida por todos.

Entre os que contraíram o vírus da doença estão os cantores Renato Russo e Cazuza e o escritor Caio Fernando Abreu. 



Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Áreas de Atuação - O Biomédico e a Imagenologia

O Biomédico Sanitarista

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)