7 DIAS SOBRE: Doenças que mataram milhões de pessoas
Tuberculose
Estima-se que durante sua epidemia, entre 1850 e 1950, mais de 1 bilhão de pessoas morreram em decorrência da tuberculose, considerada uma das doenças infecciosas que mais matam no mundo. Os primeiros casos de tuberculose teriam sido registrados há mais de 20 mil anos.
A doença é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, e é transmitida pelo ar. A bactéria chega aos pulmões, causando dores no peito, fraqueza, emagrecimento e tosse com sangue. Em casos mais graves pode atingir o cérebro, os rins ou a coluna vertebral.
Entre suas vítimas, estão grandes poetas românticos, como Castro Alves e Álvares de Azevedo, no Brasil, e John Keats e Lord Byron, na Europa. Dom Pedro I também teria morrido em decorrência da doença.
Proximidade com pessoas infectadas, assim como os ambientes fechados e pouco ventilados favorecem o contágio. O bacilo de Koch é transmitido nas gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse. Além dos pulmões, a doença pode acometer órgãos, como os rins.
Como se previne a tuberculose?
A prevenção da tuberculose consiste em vacinar com BCG as crianças menores de quatro anos de idade, tratar preventivamente pessoas infectadas com maior risco de adoecimento e implementar medidas de controle de infecção.
O que é vacina BCG e para que serve?
A vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guerin) é elaborada a partir de M. bovisatenuados e está indicada para crianças de 0 a 4 anos, com obrigatoriedade para menores de 1 ano. Ela não previne o adoecimento por tuberculose, mas evita o desenvolvimento das formas mais graves em menores de cinco anos de idade.
As pessoas que convivem com os doentes, precisam tratar de tuberculose?
Todas as pessoas que moram na mesma casa do doente com tuberculose, contatos próximos de trabalho próximo ou outros com convivência próxima e contínua precisam ser examinadas.
Isto significa que todos deverão fazer exames e após avaliação, se identificado outra pessoa doente, inicia-se o tratamento da tuberculose, se infectado com a bactéria da tuberculose, em alguns casos recomenda-se a o tratamento preventivo da infecção latente da tuberculose, ou seja, uma profilaxia para diminuir o risco apresentar tuberculose ativa.
Quer saber mais sobre essas doenças que dizimaram milhões de pessoas? Curta a nossa página no facebook e fique por dentro de tudo!!
Fonte:
http://img.historiadigital.org/2013/01/Epidemia-Tuberculose.jpg
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/08/conheca-10-doencas-que-assolaram-o-mundo-no-ultimo-seculo-4569160.html
http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/tuberculose-supera-aids-como-doenca-infecciosa-mais-mortal-17902325
http://blogdatuberculose.blogspot.com.br/p/conhecendo-tuberculose.html6
Comentários
Postar um comentário