Pílula do dia seguinte - dúvidas, mitos e verdades


São muitos os métodos anticonceptivos utilizados e disponíveis do mercado, como anticoncepcional, camisinha (masculina e feminina), DIU, diafragma, adesivo anticoncepcional, entre outros. Entretanto, mesmo com todas essas maneiras fáceis e eficazes, ainda há milhares de mulheres todos os dias comprando a pílula do dia seguinte. Por isso, vamos entender um pouco mais sobre as dúvidas, os mitos e as verdades que aposto que são muitas.

Posso usar a pílula do dia seguinte sempre que estiver em dúvida?
MITO! Em primeiro lugar, a pílula do dia seguinte é um contraceptivo que deve ser usado em casos de emergência. Não é um método recomendado, a não ser em casos extremos de dúvida ou estupro. Porém, se considerar realmente necessário só deve ser tomada no máximo uma vez no mês.

Quem toma pílula está abortando?
MITO! Por mais que certas religiões contestem o uso, cientificamente falando, ela não é considerada abortiva, porque o objetivo da pílula é fazer com que o espermatozoide não fecunde o ovócito secundário, para que não se transforme em óvulo e aconteça a fecundação.

Qual o tempo máximo para tomar a pílula?
Após a falha do primeiro método conceptivo (camisinha estourou, esquecimento do anticoncepcional, etc), a pílula do dia seguinte deve ser tomada o mais rápido possível, pois quanto menos tempo passar, maior efeito ela causará. Com 24 horas, sua eficácia é de cerca de 88%, conforme esse tempo vai passando, essa porcentagem vai decaindo. Porém, ela pode ser ingerida até 3 dias depois da relação, ou seja, aproximadamente 72 horas, lembrando, claro, sua eficácia terá porcentagens bem inferiores.

Tomei a pílula e a menstruação não desceu. Estou grávida?
DEPENDE. Afinal, quando a menstruação desce ela traz consigo a tranquilidade de não estar grávida. Porém, é muito comum não descer igual todo mês, já que foram colocados diferentes medicamentos, até mesmo hormônios sintéticos, interrompendo o ciclo da maneira como deveria ser. Dependendo de qual período você tomou a pílula, essa menstruação pode demorar um pouco mais de 1 semana para descer. Todavia, se já se passaram 3 a 4 semanas após o uso da pílula e sua menstruação ainda não desceu, o mais recomendado seria fazer um teste de gravidez ou então procurar seu médico de confiança. Mas veja bem, tudo depende do tempo que foi demorado pra tomar, em que período do ciclo foi tomada, entre outros. Por isso, não se desespere, alguns dias de atraso são considerados normais e não é motivo para desespero.

Quais são os efeitos colaterais da pílula?
Como já dito anteriormente é comum um pequeno atraso na menstruação, sendo este, além de náuseas e vômitos, os efeitos colaterais mais comuns ao se tomar a pílula. Há também efeitos menos habituais, como por exemplo: dor de cabeça, dor abdominal, tonturas, fadiga, seios mais sensíveis, e assim por diante. 

Tomei a pílula e poucas horas depois acabei vomitando. O que fazer?
Se por um acaso você vomitou nas primeiras duas horas, ou teve alguma diarreia é necessário que se repita a dose tomada da pílula, pois ela perdeu seu efeito.

Quando NÃO tomar a pílula?
Se você usa anticoncepcional há mais de 10 dias, na pausa do mesmo, se usou camisinha sem que ela tenha estourado, se estiver menstruada (ou quase para descer), se estiver amamentando ou então se não houve penetração vaginal.

Existe alguma Contraindicação? 
VERDADE! Para mulheres com distúrbios metabólicos, como insuficiência hepática e tromboembolismo, além de alguma doença hematológica vascular, hipertensão ou obesidade mórbida é contraindicado o uso da pílula. Isso ocorre devido a quantidade e hormônios em que o corpo é exposto, podendo provocar a obstrução dos vasos sanguíneos.

Posso ter problemas futuros ao querer engravidar?

VERDADE! A curto prazo a ciência determina apenas a desregulação parcial do corpo da mulher. Porém, a longo prazo vai depender da quantidade de vezes que você tomou essa pílula, podendo causar gestações ectópicas, ou seja, fora do útero, como por exemplo na tuba uterina. 


Enfim, as dúvidas sobre assuntos relacionados a gravidez provavelmente não terão fim tão cedo. Mas não se esqueça, só você pode cuidar do seu próprio corpo, então utilize métodos contraceptivos habituais, não deixe chegar ao ponto da utilização contínua da pílula, pois é apenas você e seu corpo que sofrerão constantes mudanças a curto e a longo prazo. Cuide-se bem, afinal, um dia você vai agradecer apenas a si mesma por isso.



Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook, para ficar ainda mais informado sobre a Biomedicina. Um brinde à saúde!

Fonteshttp://mdemulher.abril.com.br/saude/boa-forma/pilula-do-dia-seguinte-tire-suas-duvidas
http://drauziovarella.com.br/mulher-2/pilula-do-dia-seguinte-perguntas-e-respostas/
http://www.mdsaude.com/2012/08/pilula-dia-seguinte.html
http://medicoresponde.com.br/tag/pilula-do-dia-seguinte/
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4-HNXEcC0UQCPJaW8ZTFMtQ-k_DiMskFvRp_F4Fs4dkG7vL6D6IdduH9855bfAFUSlIoU_YeRgH_3ENVAw-2dVCjEeUQaXLdwfgLhGAf82YJYwCTulKxRIxyspItNSkU8d3Wg6-976Jc/s1600/mulheres+negras+gravidas.jpg

Comentários

  1. Informar é essencial, principalemnte em questões de saúde. PArabéns pela abordagem. Encontre informações também em nossa página neste link.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Áreas de Atuação - O Biomédico e a Imagenologia

O Biomédico Sanitarista

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)