7 DIAS SOBRE: Doenças que mataram milhões de pessoas

Gripe espanhola




A gripe espanhola foi uma doença provocada por uma mutação do vírus da gripe que levou à morte de mais de 50 milhões de pessoas, afetando toda a população mundial entre os anos de 1917 e 1918, durante a primeira guerra mundial.
Inicialmente, a gripe Espanhola surgiu apenas na Europa e nos Estados Unidos, mas em poucos meses se espalhou pelo resto do mundo, afetando a Índia, o sudeste asiático, o Japão, a China, a América Central e inclusive o Brasil, onde matou mais de 10 mil pessoas no Rio de Janeiro e 2 mil em São Paulo.


Sintomas da gripe Espanhola
Os primeiros sintomas da gripe espanhola incluiam:
  • Intensa dor de cabeça
  • Febre acima de 38º
  • Cansaço excessivo
  • Dificuldade para respirar
  • Sensação de falta de ar
  • Manchas marrom no rosto
Após algumas horas de surgimento dos sintomas, os pacientes com gripe Espanhola apresentavam pele azulada, tosse com sangue e sangramentos pelo nariz e orelhas.

Não foi descoberto um tratamento para a gripe Espanhola, sendo que apenas era aconselhado repousar e manter uma nutrição e hidratação adequadas. Assim, poucos eram os pacientes que ficavam curados, dependendo do seu sistema imunológico. 





Quer saber mais sobre essas doenças que dizimaram milhões de pessoas? Curta a  nossa página no facebook e fique por dentro de tudo!!



fonte:
http://www.tuasaude.com/gripe-espanhola/
http://www.historiadigital.org/curiosidades/10-epidemias-mais-mortiferas-da-historia/
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,20612926,00.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Áreas de Atuação - O Biomédico e a Imagenologia

O Biomédico Sanitarista

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)