7 DIAS SOBRE: Doenças que mataram milhares de pessoas

Peste Negra


A Peste Negra foi uma pandemia causada pelo bacilo Yersinia pestis, transmitida ao ser humano através das pulgas que ao picarem os roedores, passam a carregar essa bactéria. Ocorreu durante o século XIV, por volta de 1348, afligindo a Europa, onde estima-se a morte de mais de 50 milhões de pessoas.
Vítima da Peste Negra recebendo bençãos de um clérigo
Foi originada no continente asiático, ou melhor dizendo, na China, chegando a Europa devido ao comércio através do Mar Mediterrâneo.
O nome se dá devido a presença de manchas escuras na pele, que levavam a inchaços em regiões como axila e virilha. Esse inchaços também eram conhecidos como "bubões", evidenciando assim o outro nome dado à doença, que seria a Peste Bubônica.
Figura do médico no auge da Peste Negra
São encontradas 3 formas de infecção pela Peste Negra, como a Bubônica, que causa inchaço e inflamação, por afetar as glândulas linfáticas; a Pneumômica, quando essa bactéria atinge os pulmões, nesse caso a transmissão ocorre de pessoa a pessoa por muco ou pelo ar; e por último e não menos importante a Septicêmica, que é quando a bactéria vai para a circulação sanguínea.

Os sintomas apresentados são: 
  • febre alta (39ºC);
  • dor de cabeça;
  • dores no corpo;
  • calafrios;
  • náuseas;
  • vômitos;
  • convulsão;
  • fraqueza.
O diagnóstico da peste negra é dado por meio dos laboratórios, identificando a presença da bactéria por meio do sangue ou escarro.
O tratamento ocorre através dos antibióticos com o isolamento do paciente. Além do que, é necessário que aconteça com antecedência, pois se não for tratada, a doença pode ser fatal

Yersinia pestis
A prevenção imediata é localizar a fonte de transmissão, notificando os órgãos públicos para que seja exigido saneamento básico necessário. Outra medida preventiva é evitar o contato direto com pessoas infectadas, pois como já foi dito anteriormente, a transmissão pode ocorrer até mesmo pelo ar.


Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook, para ficar ainda mais informado sobre a Biomedicina. Um brinde à saúde!

Fontes:http://brasilescola.uol.com.br/historiag/pandemia-de-peste-negra-seculo-xiv.htm
http://historiadomundo.uol.com.br/idade-media/peste-negra.htm
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/peste-negra
https://anemarts.files.wordpress.com/2013/06/la_doctore.png?w=670
http://brasilescola.uol.com.br/upload/e/peste%20negra%20-%20BRASIL%20ESCOLA.jpg
http://a.abcnews.go.com/images/Health/GTY_yersinia_pestis_plague_bacteria_2_jt_150430_12x5_1600.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Áreas de Atuação - O Biomédico e a Imagenologia

O Biomédico Sanitarista

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)