7 DIAS SOBRE: Doenças que mataram milhares de pessoas

                                          Cólera 


Países que foram afetados pela cólera
A cólera é uma doença que atualmente, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) afeta de 3 à 5 milhões de pessoas em todo o mundo todo ano, além de ser a causa de 100 à 130 mil mortes no mesmo período. Em registros e pesquisas a doença já ‘participou’ de sete pandemias, sendo que a última foi 11 meses após o terremoto que devastou o Haiti em 2010, o que mostra que a doença se manifesta em países que estão em condições precárias de alimentação e cuidados com a higiene da água. Outro exemplo é no rio Ganges (Índia), onde rituais sagrados utilizando a água geram números alarmantes de contaminados, o que faz o país enfrentar epidemias de cólera.No Brasil, os surtos são de menor incidência ano após ano, mas ainda sim o nordeste devido as condições em que muitas famílias vivem são os que mais sofrem com a cólera.
Os surtos de cólera registrados diminuíram drasticamente ao longo dos anos, devido ao índice de desenvolvimento dos países e seu processo de industrialização.
Registros de cólera no Brasil 1991-2010
microscopia de Vibro cholerae
O que é a Cólera?
A doença é denominada como infectocontagiosa, que atinge o intestino delgado. É causada por uma bactéria chamada de Vibrio cholerae, que possui um formato de vírgula ou vibrião com flagelo e no corpo humano se multiplica rapidamente, causando fermentação do aparelho digestório e libera uma toxina (enterotoxina) que provoca uma diarreia intensa, associado a isso a secreção de sódio, cloro e água do corpo desencadeando uma desidratação.

Como ocorre a transmissão?
A cólera como já dito é corriqueira em países de baixo desenvolvimento e industrialização e que possuam más condições sanitárias. É transmitida principalmente pela água contaminada, além de alimentos mal lavados (ou que foram lavados por água contaminada) e até por talheres que possuam a bactéria. Nesses casos não apresentam grande quantidade de Vibrio cholerae, seu número aumenta significativamente dentro do organismo humano. A transmissão ocorre falando no sentido fecal- oral, pois locais no globo terrestre onde não apresentam condições de tratamento de água e esgoto, a água consumida pela população daquele ambiente pode estar contaminada com fezes e vômitos de quem possui a doença.

Condições sanitárias ruins aumentam o risco de contaminação

E os sintomas?
Na fase inicial pode ocorrer diarreias, parecidas com as comuns e vômito e geralmente aparecem por volta de dois a cinco dias após a contaminação. É uma contaminação que possui sintomas definidos como simples, porém se não tratados por gerar consequências graves. O paciente que possui cólera possui uma intensa desidratação, havendo relatos de perda de 20 litros de água, junto com ela muitos sais minerais, e é essa desidratação que pode levar a morte principalmente em crianças.
Para um tratamento correto o paciente deve consumir bastante líquido como água, mas principalmente aqueles que possuam sais minerais como soros caseiros. No hospital soluções salinas são fornecidas de forma intravenosa.

Qual a prevenção?
A prevenção é feita com base em práticas de boa higiene pessoal. Purificar a água que será consumida, lavar e conservar os alimentos de forma adequada, evitar moscas, evitar o consumo de alimentos mal cozidos. Há vacinas que são a melhor forma de se prevenir a contaminação, porém elas ainda não são oferecidas a população por oferecerem proteção curta duração. 

Precauções para evitar a doença
                      



Fontes:
http://drauziovarella.com.br/noticias/casos-de-colera-fazem-parte-da-setima-pandemia-da-doenca/
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3lera
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/colera
http://www.msf.org.br/o-que-fazemos/atividades-medicas/colera
http://www.todabiologia.com/doencas/colera.htm
http://www.infoescola.com/doencas/colera/
http://sbmt.org.br/portal/wp-content/uploads/2013/01/distribuicao-casos-colera.jpg
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/21/Distribution_of_the_cholera.PNG
https://constative.com/wp-content/uploads/2015/04/cholera-bacteria.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgORJs_2aq90OezdVE66_VHZdoMKeaYFUqMcDm5Qr4jPjKGDQTmgcuctK3LHoe7Li_6AA4Jh3fZyUiOhBkwVIeWpSt15Tq6pTe9Ftx5j980ahEvNziAdZQdBPddJWclQN5S3q7CwGRoZH0/s1600/agua-arsenico-040912.jpg
http://img.webme.com/pic/i/infolafloresta/coleraprevencion.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Áreas de Atuação - O Biomédico e a Imagenologia

O Biomédico Sanitarista

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)