7 DIAS SOBRE: Doenças que mataram milhares de pessoas

Malária


O mundo e a malária
Também denominada plaudismo, atinge cerca de 350 a 500 milhões de pessoas na África anualmente. Sendo estimadas mais de 2 milhões de mortes por ano nas áreas atingidas.
Segundo a OMS, a cada 30 segundos uma criança africana é morta por causa da malária. Caso a morte não se efetue, os danos cerebrais são graves e permanentes.
Afinal, o que é a Malária? É uma doença infecciosa febril aguda ou crônica causa por protozoários do gênero Plasmodium, transmitida através da picada da fêmea do mosquito Anopheles.
No Brasil há 3 espécies de Plasmodium, são eles: P. malarie, P. vivas e P. falciparum
A espécie Anopheles recebe nomes populares, como: muriçoca, mosquito-prego, carapanã e bicuda.

Hemácias rompidas liberando o protozoário da malária
O protozoário é transmitido ao homem pelo sanguepor meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium, onde entram nas hemácias, destruindo-as. A transmissão também pode ser dada por compartilhamento de seringas, transfusão sanguínea ou durante a gravidez da mãe para o feto.
Mosquito do gênero Anopheles
Os principais sintomas são:
  • febre alta;
  • calafrios;
  • dores de cabeça;
  • dores musculares;
  • taquicardia;
  • delírios;
  • suores e cefaleia.
Em alguns casos, como por infecção por P. falciparum, pode ocorrer ainda sintomas como: febre, náuseas, anorexia, sonolência, convulsões, perturbações sensoriais e desorientação.

Ciclo de Transmissão da Malaria
O diagnóstico é dado por exames laboratoriais com o uso do sangue do paciente para a identificação do parasita, podendo ser por gota espessa (microscopia óptica com coloração especial) ou esfregaço delgado.

O tratamento deve estar de acordo com o Manual de Terapêutica da Malária, editado pelo Ministério da Saúde, sendo orientado pela espécie de Plasmodium ou pela gravidade da doençaOs medicamentos mais usados no tratamento são: Clordox e Doxiciclina, mas claro, de acordo com a prescrição médica.

A prevenção pode ser individual, por meio de uso de mosquiteiros, roupas compridas que protejam braços e pernas, telas em portas e janelas e uso de repelentes. Já a prevenção coletiva ocorre através do saneamento básico, melhorias na moradia e condições de trabalho da população em geral, e outros.

Prevenções contra a malária

O mosquito da malária só sobrevive em áreas com temperaturas superiores a 15ºC, sendo que as larvas se desenvolvem em águas paradas, predominando em estações chuvosas. O período de maior atividade do mosquito é durante o período noturno até o amanhecer.


Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook, para ficar ainda mais informado sobre a Biomedicina. Um brinde à saúde!

Fonteshttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYRMuyJevdekb57Af64YMoOwdcEneUDSZv363FJ3FwabKziDy4Hiy4eoE-bddskQ17UhZRxqNIKr4MQnBX7pQXZw-OS-c3Sgr6MoHz0ee-ld5OwM0ABmixtjcBB2TMo75pvnXzBrU1ADpt/s1600/Phenom-Malaria-parasite-631.jpg
http://www.scientistsagainstmalaria.net/sites/default/files/styles/full_post/public/anopheles_dirus.jpg?itok=7cXRLYeL
http://www.euroclinix.com.pt/images/pages/ciclo-transmissao-malaria.gif.pagespeed.ce.DEMDiv0VnF.gif
http://www.euroclinix.com.pt/images/pages/medidas-prevencao-malaria.jpg
http://www.mundovestibular.com.br/content_images/1/Biologia/01/mapa_malaria_mundo.gif
http://www.mdig.com.br/?itemid=1690
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/malaria
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/Malaria.php
http://www.infectologia.org.br/malaria/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Áreas de Atuação - O Biomédico e a Imagenologia

O Biomédico Sanitarista

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)