Porque nós mulheres sentimos cólica menstrual ?

Segunda-feira, 6:30h da manhã, o despertador toca, mas você não tem coragem de sair da cama, pois sente cólicas menstruais terríveis e tem a impressão de que a qualquer momento algo vai sair do seu útero por causa das contrações. A cabeça dói, o abdômen fica inchado e o remédio demora a fazer efeito. O problema afeta cerca de 80% das mulheres em algum momento da vida, segundo dados de uma pesquisa feita por um laboratório farmacêutico.
Cientificamente, a famosa cólica menstrual recebe o nome de Dismenorreia Primaria. 
O corpo feminino possui estruturas reprodutoras, tais como ovário, trompa e o útero que a todo mês se preparam para realizar a fecundação e cria-se dentro do útero um camada chamada endométrio que sera responsável por nutrir o embrião.  O revestimento do útero, se torna muito espesso durante os primeiros estágios do ciclo menstrual. Isso porque se prepara para receber uma possível gravidez. E o que acontece é que temos células no revestimento do útero que produzem uma substância química chamada de prostaglandinas.

Como na maioria das vezes a gravidez não ocorre, o organismo precisa se livrar de toda essa preparação, para isso, quando o ciclo se completa, as tais células liberam grandes doses de prostaglandinas.

As prostaglandinas, por sua vez, fazem o útero contrair fortemente resultando na terrível cólica menstrual. As prostaglandinas podem até fazer com que o útero contraia tanto que a saída do sangue é interrompida temporariamente, isso priva a musculatura uterina de oxigênio e por isso sentimos dor.

A produção de prostaglandinas pode variar de mulher para mulher, com isso, algumas sentem mais cólicas do que outra. Isso é normal!


DICAS PARA AMENIZAR AS CÓLICAS MENSTRUAIS

  • Colocar compressas de água morna no abdômen

As compressas de água morna ajudam a diminuir as cólicas menstruais porque a temperatura quente aumenta o fluxo de sangue e relaxa os músculos da região pélvica, diminuindo as dores. Pode-se colocar as compressas de água morna no abdômen ou na par inferior das costas.



  •  Fazer exercícios 
Alguns exercícios que podem ajudar a diminuir as cólicas menstruais podem ser:




Exercício 1: deitada de barriga para cima, juntar os pés e puxá-los o mais próximo dos glúteos, abrindo as pernas para fora.

Exercício 2: deitar de barriga para cima e levar os joelhos ao peito, segurando as pernas com as mãos.


  •  Abuse dos alimentos certos

Alimentos com cálcio (laticínios e vegetais escuros), magnésio (soja, banana, beterraba, aveia, tofu, couve e abobrinha) e gorduras polinsaturadas (salmão, atum e castanha do Pará) podem te ajudar. Eles são relaxantes musculares e têm poder anti-inflamatório natural.


  • Não ingerir cafeína nem álcool

O álcool e a cafeína presente no café, chás, colas e chocolates, por exemplo, agravam a cólica menstrual. Por isso, é importante retirar da alimentação estes alimentos.


  • Evitar comer doces e salgados

Os doces e os salgados causam inchaço e retenção de líquido, aumentando o aparecimento de cólicas menstruais. Por esta razão, é importante ter uma dieta equilibrada, procurando evitar o excesso de doces e salgados e comendo mais legumes e verduras, frutas, frango e peixe, com pequenas refeições e intervalos entre elas.

  • Praticar exercício físico regularmente
O exercício físico libera endorfinas, que agem como um analgésico natural e que melhoram o humor. Por isso, praticar exercício físico regularmente como caminhadas, natação, yôga ou ciclismo, por exemplo, pode ajudar a prevenir ou reduzir as cólicas menstruais.


Mas se suas dores forem muito forte, o indicado é que se procure um médico, pois além da dismenorreia primaria encontramos também a secundária, no qual, está associada a alterações nos órgãos reprodutivos como: endometriose, adenomiose, miomas uterinos, doença inflamatória pélvica, uso de DIU entre outros. A dor é semelhante a da dismenorreia primária, mas geralmente começa 1 a 2 semanas antes da menstruação, podendo permanecer até mesmo depois que o sangramento acaba.


Portanto, fique sempre atenta a sua saúde!








Quer saber mais sobre a cólica menstrual, ou diversos outros assuntos? É só acessar nossa pagina no Facebook e ficar por dentro de tudo. Ah! E se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que responderemos para você.










Fonte:
http://drauziovarella.com.br/mulher-2/colica-menstrual-dismenorreia/
http://www.sogesp.com.br/canal-saude-mulher/guia-de-saude-e-bem-estar/o-que-e-dismenorreia-e-o-que-fazer-para-enfrentar-os-sintomas-doloridos
http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=3857
https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT0FihkuUuimE6Hus5EfZOUMtAwwqZxZzQqfDkGvmDhC0CRiTLbTg
http://www.tuasaude.com/6-dicas-para-diminuir-as-colicas-menstruais/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Áreas de Atuação - O Biomédico e a Imagenologia

O Biomédico Sanitarista

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)