Genética humana - Cariótipo

O conjunto de cromossomos cujo número e morfologia são característicos de uma mesma espécie ou de seus gametas é chamado de cariótipoA representação de um cariótipo pode ser feita a partir de um cariograma ou idiograma.

As células humanas são compostas por 46 cromossomos, sendo 23 provenientes do pai e os outros 23 da mãe (fusão óvulo-espermatozóide). Por meio do cariótipo podemos identificar se há alterações nesse número cromossômico, sendo caracterizado por anormalidades que levam a síndromes.

O cariótipo de um homem e de uma mulher se diferenciam apenas pelos cromossomos sexuais, o qual o homem possui 22 pares de cromossomos autossômicos + 1 par de cromossomo sexual, sendo, este, XY. Já a mulher, além dos 22 A (autossômicos) possui também o par sexual, que nesse caso é XX. Então, além de verificarmos as normalidades e anomalias das células humanas, conseguimos por meio do cariótipo identificar logo de cara o sexo do indivíduo.

Os cromossomos são classificados em 4 tipos:

  • Metacêntrico - que é quando centrômero, também chamado de constrição primária, fica exatamente no centro do cromossomo.
  • Submetacêntrico - quando o centrômero está um pouco acima da metade de cromossomo.
  • Acrocêntrico - quando o centrômero divide desigualmente os braços curto e longo do cromossomo, predominando o braço longo (q).
  • Telocêntrico - quando não há braço curto (p). Este não acontece na espécie humana, porém em outras espécies pode aparecer com frequência.
     




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Áreas de Atuação - O Biomédico e a Imagenologia

O Biomédico Sanitarista

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)