Genética humana - doenças genéticas
A etiologia das doenças genéticas pode ser:
- cromossômica: são alterações estruturais e numéricas no conjunto de cromossomos de um indivíduo, sendo a causa de 50% dos abortos espontâneos no primeiro trimestre. É o caso da síndrome de Down, Turner e outros.
- gênicas: também chamadas de mendelianas. São mais raras e causadas por mudanças que acometem um único gene do DNA, como a talassemia, a anemia falciforme e outras.
- multifatoriais: causada por fatores ambientais e mutações em genes múltiplos, são doenças complexas e poligênicas, como é o caso do Alzheimer, diabetes, obesidade, hipertensão arterial, e outros.
- não clássicas: é quando o indivíduo recebe duas cópias de um mesmo cromossomos ou parte de um cromossomo de um dos pais e nenhuma cópia do outro.
As cromossopatias dos cromossomos podem ser numéricas ou estruturais.
- Numéricas:
É quando há o aumento ou diminuição do número total dos cromossomos no cariótipo. Se subdivide em:
- euploidias: são alterações no loto todo do cromossomo, sendo incompatíveis com o desenvolvimento do embrião levando ao aborto espontâneo. São as triploidias, tetraploidias, poliploidias.
- aneuploidias: são perdas ou ganhos nos cromossomos individuais, ou seja, apenas em um par. É o caso das trissomias, monossomias.
- Estruturais:
É quando os cromossomos apresentam alterações em suas estruturas, como deformidades, trocas de partes cromossômicas e outras.
Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook, para ficar ainda mais informado sobre a Biomedicina. Um brinde à saúde!
Comentários
Postar um comentário