Azia

Azia é uma sensação de queimação vinda da parte de trás do esterno, um osso localizado na parte anterior do tórax. Ela causa uma dor que às vezes sobe pelo peito e pode se irradiar para o pescoço ou a garganta.

A azia é causada pelo refluxo de ácido gástrico (responsável pela digestão dos alimentos): ele segue do estômago para o esôfago, como se fosse retornar à boca. Esse refluxo, por sua vez, é causado pelo mau funcionamento de uma espécie de válvula, chamada esfíncter: ela se abre para o alimento passar do esôfago para o estômago e, em seguida, deve se fechar para reter o que foi ingerido e também os sucos gástricos que circulam por ali, porém se ela não se fecha o suficiente, o conteúdo do estômago pode voltar para o esôfago. Esse material parcialmente digerido pode irritar o esôfago provocando alguns sintomas, entre eles a azia.





O consumo de certos alimentos também pode favorecer os sintomas. Confira alguns alimentos e bebidas capazes de provocar azia:
  • Álcool
  • Pimentas
  • Chocolate
  • Café
  • Alimentos gordurosos
  • Frituras
  • Ketchup
  • Mostarda
  • Cebolas
  • Suco de laranja
  • Refrigerantes
  • Molho de tomate
  • Vinagre

controlar o consumo de alguns alimentos ajuda a evitar crises. Frituras e alimentos muito gordurosos, por exemplo, devem ficar longe do prato de quem sofre com azia. 


Refeições na hora certa

Passar longos períodos em jejum aumenta as chances de azia. Isso acontece porque, quando uma pessoa fica sem comer, o ácido gástrico se acumula e pode refluir, irritando o final do esôfago. Comer a cada três horas mantém o sistema digestivo em funcionamento, sem sobrecarga na produção de ácido gástrico.


Pratos exagerados 

Quem exagera no prato também corre maior risco de sofrer queimação. Quanto maior o volume de alimentos ingeridos de uma vez, maior será o risco que o suco gástrico atinja o esôfago, já que estômago estará superlotado.

Líquidos durante a refeição

Bebidas gaseificadas aumentam a pressão dentro do estômago, forçando os ácidos digestivos a seguirem em sentido inverso (refluxo gástrico). Outras bebidas, em excesso, acabam diluindo o ácido gástrico e obrigando o estômago a produzi-lo em maior quantidade. Ardência e queimação são resultados possíveis quando há consumo exagerado de bebidas junto às refeições.

Sono após comer

Deitar-se após as refeições deixa o corpo em uma posição que facilita o refluxo dos ácidos digestivos que provocam o sintoma. Caso você seja vítima do problema, o ideal é permanecer sentado, pelo menos, meia hora após o término da refeição e, só após este intervalo, dar um cochilo.






Eai, gostaram ? Quer saber mais e ficar por dentro de todas as novidades ? Curta nossa pagina no Facebook e alimente seus conhecimentos! 

E como esse será o ultimo post do ano, a Biomedicina Dinâmica deseja a todos vocês um FELIZ ANO NOVO!! 








Fontes:
http://www.leandroavanynunes.com.br/wp-content/uploads/2012/10/estomago-azia.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1HI_EYnF2PueqQyqdXq_2kYetEKEiYFfIsh1B1CkkXJPl0NBWsapZIJ2PxmHyeoGwKwnpYllKPjW_e3LrMdArLSFZfnfqQe3YgPXf3SIWY7c9xg5Apt0qXIgpzilt9iRFT_Bi-Smim7fa/s1600/Azia.png
http://www.tuasaude.com/azia/
http://www.copacabanarunners.net/azia.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)

Ácidos Graxos

Genética humana - Cariótipo