7 DIAS SOBRE: Doenças que mataram milhares de pessoas

Sarampo

O sarampo é uma doença viral, extremamente contagiosa e normalmente ocorre em países de terceiro mundo. Pode afetar adultos, mas na maioria dos casos afeta crianças. Inicialmente é respiratória, em seguida passa a ser cutânea e se não tratada a tempo pode causar inflações no cérebro o que traz danos extremos. É considerada de potencial grave, em gestantes por exemplo, pode causar abortos ou nascimentos pré-maturos. Fala-se que o sarampo atinge não só gestantes, mas normalmente gravemente desnutridos, recém nascidos e portadores de imunodeficiências. 
Sarampo no mundo atualmente
No Brasil as campanhas excessivas para vacinação fizeram com que a mortalidade não chegue a 0,5%. Antes da introdução da vacina no mundo estimava-se 130 milhões de pessoas sendo contaminadas com sarampo, o que causava em média 30 milhões de mortes.
A doença em si, mesmo sem tratamento tem a recuperação do indivíduo por volta de suas semanas. Porém as situações mais graves pode atingir os mais debilitados, como já foi citado causado sérios problemas como cegueira e pneumonia, que se não tratada pode levar a morte.
O que é o sarampo?
Fusão formando uma célula gigante
É uma doença causada por um vírus do gênero Morbillivirus e família Paramyxoviridae. É característica normalmente em crianças menores de cinco anos, pertencente ao Sistema Digestório. Após atacar os órgãos desse sistema durante o período de incubação, normalmente quatro ou cinco dias a doença vem em sua forma mais característica que é cutânea com erupções na pele de manchas avermelhadas e por fim se não tratada por chegar ao cérebro e causar inflamações. Ela consegue circulação facilitada pelo corpo pois, funde várias células tornando uma célula gigante e não sendo percebida pelas defesas do organismo.
Apesar de ser uma doença viral a doença pode ser seguida de complicações bacterianas variadas, o que agrava o estado clinico de paciente que já se encontra debilitado.

Como é transmitida?
A transmissão é o maior causador dos números alarmantes da doença antes da vacinação. Como já dito é uma doença extremamente contagiosa, sendo assim o paciente com sarampo pode contaminar várias pessoas, com secreções do nariz, e da boca como tossir e falar, respirar principalmente em locais mais fechados pode transmitir a doença. É transmitida diretamente ou indireta com o compartilhamento de objetos, talhares são um dos exemplos.

Contraída a doença, quais são os sintomas? E o tratamento?
Manchas vermelhas causadas pelo sarampo
O sintoma mais característico do sarampo são as manchas avermelhadas que começa na região da face, tórax e membros inferiores, na sequência. Ocorre febre alta, tosse, dor de cabeça, inflamações das vias respiratórias, manchas brancas na região da cavidade bucal. Outro sintoma podem ser doenças bacterianas provenientes do sarampo e as inflamações no cérebro em casos mais avançados, normalmente após o 20º dia.
Não existe um tratamento específico para o sarampo. Em pacientes que contrariam a doença será feita a medicação para eliminar os sintomas provenientes da doença, além de consumo de muito líquido para manter a hidratação, alimentação leve e em alguns casos tratamento para aumentar a imunidade do paciente.

A melhor prevenção é?
A prevenção única e como os resultados de diminuição de casos mostram como a melhor, a vacina. Ela é fornecida em postos de saúde e é indicada com uma primeira dose aos 12 meses de vida e outra dose por volta de quatro ou cinco anos de vida. A vacina que é vigente é uma dose de vacina tríplice viral.



Previna-se






















Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sarampo
https://www.bio.fiocruz.br/index.php/sarampo-sintomas-transmissao-e-prevencao
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sarampo
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/perguntas-e-respostas-sarampo
http://drauziovarella.com.br/crianca-2/sarampo/
http://files.bvs.br/upload/S/0047-2077/2014/v102n1/a4023.pdf
http://www.paho.org/bra/images/stories/GCC/sarampo1.jpg
http://www.gruposerafim.com.br/wp-content/uploads/2011/03/Sarampo_Vacinas_sintomas_Transmiss%C3%A3o1.gif
http://static.tuasaude.com/img/posts/2013/01/d36100ab6f503c9ef774abc00c7535b4.jpeg
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/42/Morbillo.jpg/220px-Morbillo.jpg
http://www.maranguape.ce.gov.br/sites/default/files/arte_do_sarampo.jpg                            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)

Ácidos Graxos

Genética humana - Cariótipo