Anemias

A anemia é uma doença caracterizada pela diminuição de hemoglobinas na corrente sanguínea, o que pode ter diversas causas, desde uma alteração genética até a má alimentação. Elas, geralmente, produzem sintomas como tontura, palidez, dor de cabeça, fraqueza, peles e mucosas ressecadas. Já seu tratamento deve variar conforme a sua causa. 

As hemoglobinas tem a função de transportar oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo.

As anemias devem ser consideradas como sinal de doenças de base responsável pela alteração sanguínea, ou seja, pela redução do número de eritrócitos circulantes.




Classificação:

  • Agudas:Quando há perda expressiva e acelerada de sangue, o que pode acontecer nos acidentes, cirurgias, sangramentos gastrintestinais, etc.
  • Crônicas:Não há baixa do volume sanguíneo, que é compensado por aumento do volume plasmático.
  • Hereditárias:São os casos da anemia de células falciformes, talassemias, esferocitose, deficiência de glicose-6-fosfato-desidrogenase (favismo).
  • Adquiridas:Como as que ocorrem por deficiência nutricional, na gestação, por deficiência de ferro (anemia ferropriva, a mais comum), por carência da vitamina B12 ou de ácido fólico (anemia megaloblástica).


Tipos de anemias:

                                      Anemia Falciforme
Este tipo de anemia é genética e causa a destruição das células vermelhas do sangue e gera sintomas como icterícia, inchaço nas mãos e nos pés, dor em todo o corpo. Ela deve ser tratada com uma boa alimentação, transfusão de sangue e, por vezes, penicilina.







                     Anemia Ferropriva
Este tipo de anemia é causada pela baixo consumo de alimentos ricos em ferro ou hemorragias, e é identificada num simples hemograma. Seu tratamento consiste na boa alimentação e na suplementação de ferro.






                                                                  
                                                                        
           Anemia Perniciosa
A anemia perniciosa é causada pela deficiência de vitamina B12 no organismo e gera, além dos sintomas típicos da anemia, neuropatia e diminuição da concentração de ácido gástrico no estômago. Esta anemia pode resultar em graves danos neurológicos, se não houver o tratamento adequado.












Anemia Aplástica
É uma doença auto-imune onde a medula óssea diminui a produção de células sanguíneas. Seu tratamento é feito com transplante de medula óssea e transfusão de sangue, quando não é devidamente tratada, pode levar à morte em menos de 1 ano.






                                                         

                  Anemia Hemolítica
Este tipo de anemia produz anticorpos que destroem as células sanguíneas. Ela é mais comum em mulheres do que em homens e gera sintomas como palidez, tontura, marcas roxas na pele, pele e olhos secos e outros. Felizmente, ela tem cura e esta pode ser alcançada com medicamentos e, por vezes, é necessária a remoção do baço.









Anemia de Fanconi
De origem genética, caracteriza-se por apresentar sintomas como anomalias nos dedos e na face. Pode ser diagnosticada por volta dos 6 anos de idade, ao observar os sinais clínicos da doença. Seu tratamento é feito com transplante de medula óssea e com imunossupressores.










                 
             Anemia Megaloblástica
É um tipo de anemia caracterizado pelo tamanho anormal dos glóbulos vermelhos e diminuição dos glóbulos brancos e plaquetas, provocado pela deficiência de vitamina B12. Os sintomas incluem dor na barriga, queda de cabelo, cansaço e feridas na boca, por exemplo.







Sinais e sintomas da anemia
O sintoma mais comum de anemia é fadiga. Pode ser difícil para a pessoa com anemia ter energia para atividades normais. Outros sinais e sintomas de anemia incluem:
  • Falta de ar
  • Tonteira
  • Dor de cabeça
  • Mão e pés frios
  • Pele pálida
  • Dor no peito
Esses sinais e sintomas de anemia podem ocorrer porque o coração tem que trabalhar mais forte para bombear mais sangue rico em oxigênio através do sangue.


Prognóstico para pessoas com anemia
Muitos tipos de anemia são moderados, de curto prazo e facilmente tratáveis. Alguns tipos podem até ser prevenidos com uma alimentação saudável. Outros tipos podem ser tratados com suplementos alimentares. Porém, certos tipos de anemia podem ser graves, de longa duração e ameaçar a vida se não forem diagnosticados e tratados. Se a pessoa tiver sinais e sintomas de anemia, deve procurar um médico. O tratamento dependerá das causas da anemia e sua gravidade.




''Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde, terá que arrumar tempo para cuidar da doença'' Cuide-se, alimente-se bem e esteja de bem com a vida!! 





Caso tenha alguma dúvida deixe nos comentários que responderemos para você... E não se esqueça de curtir nossa pagina no Facebook !!



Fontes:
http://drauziovarella.com.br/letras/a/anemia/
https://www.abcdasaude.com.br/hematologia/anemia
http://www.tuasaude.com/tipos-de-anemia/
http://www.copacabanarunners.net/anemia.html
http://www.criasaude.com.br/N2248/doencas/anemia.html
http://www.ferato.com/wiki/images/3/33/20101116_mgb_Anemia_perniciosa_.jpg
http://img.medscapestatic.com/pi/meds/ckb/84/44284tn.jpg
http://www.copacabanarunners.net/anemia-sinais.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)

Ácidos Graxos

Genética humana - Cariótipo