7 DIAS SOBRE: Doenças que mataram milhares de pessoas

                                               Febre Amarela

Febre amarela em áreas consideradas endêmicas 
A febre amarela gerou várias discussões do ponto inicial sobre sua origem, e que após vários estudos de biologia molecular comprovaram ser proveniente do continente africano. A doença se espalhou por este continente e outros como a América Central e América do Sul.
O primeiro relato de epidemia da doença ocorreu em 1648 em Yucatan, México. Na Europa por volta de 1700 houve relatos de febre amarela, mas em 1730 na Península Ibérica foi constado a primeira epidemia deixando mais de 2000 mortos. Nos Estados Unidos a chegada de navios da Índia Ocidental e Caribe gerou várias epidemias repetitivas e devastadoras.
Em nosso país a febre amarela apareceu no ano de 1685 e permaneceu atingindo a população por 10 anos. A cidade de Salvador também sofreu com a doença, e 900 morreram, mas campanhas de prevenção fizeram com que casos da doença sessassem por 150 anos. 

O que é? E quais as causas da Febre amarela?
Haemagogus janthinomys principal
vetor da febre amarela silvestre
É denominada como uma doença infecciosa febril aguda, é de curta duração (10 à 12 dias) e sua gravidade é considerada variável para cada caso.
Não é uma doença transmissível de um ser humano a outro. Para que a doença se alastre é necessário que um mosquito, podendo ser o Aedes aegypti, Aedes albopictus ou Haemagogus janthinomys, Estes são considerados vetores intermediários da febre amarela e aproximadamente nove dias após se contaminarem picando alguém que possua a doença eles já estão aptos a serem transmissores.
A doença se inicia normalmente na forma denominada febre amarela silvestre, onde o principal vetor é o Haemagogus janthinomys e pode adquirir a característica de transmissor picando antes do ser humano, primatas não humanos. Caso esse tipo de transmissão aconteça na zona rural o ser humano infectado indo para a região urbana pode ser picado por normalmente um Aedes aegypti que se tornará um novo vetor no ciclo urbano de transmissão.
vírus da doença em microscopia eletrônica
Além de seu transmissor não se pode esquecer que a doença é causada por um vírus chamado de vírus amarílico o gênero Flavivírus, da família Flaviviridae (do latim flavus = amarelo), que é a mesma família e gênero do Aedes aegypti, por exemplo. É um RNA-vírus.

Quais são os sintomas?  Há algum tratamento?
Os sintomas variam de acordo com a gravidade, mas o paciente pode sentir febre, dores de cabeça, náuseas, calafrios, vômitos, hemorragias (estômago, gengiva, nariz, intestino e urina), pode sentir dores pelo corpo e icterícia (olhos e pele ficam amarelados).
Existe sim tratamento para a febre amarela, o paciente antes deve perceber os sintomas e normalmente deve ser hospitalizado para receber a reposição correta de líquidos, juntamente com sais minerais e se necessário receber transfusão de sangue. Quando a doença for diagnosticada em uma forma mais grave o paciente deve ficar em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

E sobre as prevenções?
Casos de febre amarela como já dito podem ser transmitidos na área urbana por mosquitos como o Aedes aegypti e a melhor maneira de combate-lo é evitar o acumulo de água, com cuidado redobrado em épocas chuvosas.
Mas a única prevenção eficaz realmente contra a doença é a vacinação, que é gratuita e está disponível em postos públicos de saúde. É indicado para quem vai viajar para áreas de risco e deve ser tomada 10 dias antes, locais onde há acumulo de pessoas em contato com animais (macaco) e é contra indicado para gestantes e pessoas alérgicas a gema de ovo. A vacina possui a validade de 10 anos.

                      


O "7 dias sobre" vai continuar e se você não quer perder nenhuma publicação corre e curti nossa página no facebook, e garantimos não deixar você perder nenhuma novidade.

Fontes: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Febre_amarela
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/febreamarela/sobre.php
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/febre-amarela
http://www.medicinaatual.com.br/doencas/febre-amarela.html
http://www.scielo.br/img/revistas/rsbmt/v36n2/a12fig05.gif
http://www.uniprag.com.br/subsites/app/js/kcfinder/upload/antinsect/images/1201443131_f.jpg
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/45/YellowFeverVirus.jpg/240px-YellowFeverVirus.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)

Ácidos Graxos

Genética humana - Cariótipo