7 DIAS SOBRE: Doenças que mataram milhares de pessoas

Fome

Eu sei que você que está lendo esse tema agora e está pensando algo como "mas fome é uma doença?", pois bem, vou te explicar melhor. Patologicamente falando, a fome não é uma DOENÇA, mas isso não significa que ela não matou milhares de pessoas desde a história antiga até os dias de hoje, e é por isso então que resolvemos exemplificar e alertar sobre um perigo que está tão próximo a nossa realidade, mas que por vezes preferimos não enxergar.

% da população desnutrida
Antes de mais nada, a fome pode ter duas causas principais, ela pode ser de forma natural, ou seja, causada pela própria natureza como chuvas, enchentes, tornados, furacões, seca, infestação de roedores e pragas, e outros; ou então causada pelo próprio homem, graças a problemas políticos, culturais, guerras, etc. 

Um dos primeiros registros na história da humanidade sobre fome aconteceu em 3600 a.C no Egito e Oriente Médio
Durante a Idade Média, a Europa foi atingida por esse mal, graças ao sistema feudal e ao aumento populacional. Nos anos 1000 a Grã Bretanha passou por 95 grandes crises de fome e a França por 75. Nos anos de 1235, cerca de 20 mil pessoas morreram em Londres
Entre 1505 a 1586, as crises constantes de fome na Hungria levaram a prática do canibalismo, os pais começaram a se alimentar da carne dos próprios filhos que já haviam morrido.
Em 1600, ocorreu a morte de mais de 500 mil pessoas na Rússia, graças a destruição das lavouras por ordem governamental.
A notória fome irlandesa da batata (Irish Potato Famine - 1845 à 1849) matou aproximados um milhão de pessoas, devido a uma praga que fez com que as batatas ficassem apodrecidas antes da colheita. 
A Índia devido a superpopulação combinado com a falta de alimento necessário para atender tanta gente, ocasionou a morte de mais de um milhão de pessoas. Sem contar os desastres naturais que se somam mais de 2 milhões em Deccan.
Em Bengala, entre 1769-1770, a seca acarretou na morte de 3 a 10 milhões da população.
Na China, a falta de chuvas entre os anos 1876-1879 acabou com as plantações de arroz e teve com consequência a perda de 15 milhões de habitantes.

Na África, o que pode não ser tão surpresa assim, a falta de alimento, as guerras civis, a seca, a má distribuição dos alimentos geraram subnutrição levando a morte mais de 22 milhões de africanos e 5 milhões de cabeças de gado


A fome está em toda parte, mas aposto que quando você lembra disso o que vem a sua mente é a "fome na África". Quero deixar claro que ela ocorre em todo lugar, inclusive na Ásia e nas Américas

Você sabia que a principal causa da fome não é a falta de alimento? Parece mentira, mas o fato é que a fome está ligada totalmente a desigualdade social, afinal, alguns países produzem mais, outros menos, e isso faz com que haja relação direta da fome com as economias e políticas de cada país.


No Brasil, desde as periferias de grandes à pequenos centros urbanos, encontramos cerca de 32 milhões de pessoas com fome e mais de 65 milhões não ingerem a quantidade mínima diária de calorias, tendo em vista o grande potencial agrícola do país que cresce diariamente de maneira constante. 





Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook, para ficar ainda mais informado sobre a Biomedicina. Um brinde à saúde!

Fonteshttp://brasilescola.uol.com.br/brasil/fome-no-brasil.htm
http://stravaganzastravaganza.blogspot.com.br/2011/02/fome.html
http://escolakids.uol.com.br/fome-no-mundo.htm
http://www.africaurgente.org/wp-content/uploads/2013/10/Afrixa.jpg
http://www.luizberto.com/wp-content/ssqq1.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVhQ29iIDBUONqQ34omqYZZwmp5BCBUv7tmi8GBkfzdH6ffQyGeuSH16PoPqMh08wfTC5jw9WqeQ1ev9MS_QZ5GK2fzKcOGpiURAqjYwquGyb8nTNmO8MFTfWKE9mVk4dtLEfqS_Rr6A5q/s400/fome.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeD4qGoeux_TprvxuoLhVAc0JdDC2dmKMaI7lgtprJSF8PzDWySeuw9dzeeOMpUfX2iDqDWPL3dpS-o8M_px2Rkzk5PC8J3A6PMpUlilkKxQ7vErqvDE_sBMzfxJZB7JOOjdTuSWfdiGA/s1600/800px-Percentage_population_undernourished_world_map.PNG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)

Ácidos Graxos

Genética humana - Cariótipo