Sistema Muscular


Os músculos são tecidos formados de fibras e células e tem funções de sustentação, locomoção, produção de calor, movimento de substancias dentro do corpo, e estabilização das posições corporais.
As células musculares são especializadas para promoverem contração e relaxamento, se agrupam em feixes musculares, para assim, formar os músculos, que são fixados pelas suas extremidades.

A célula muscular está normalmente sob o controle do sistema nervoso. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual se divide em muitos ramos para poder suprir todas as fibras do músculo. As divisões mais delicadas deste ramos terminam em uma estrutura especializada conhecida como placa motora. Quando o impulso nervoso passa através do nervo, a placa motora transmite o impulso às células musculares determinando sua contração.  Se o impulso para a contração resulta de um ato de vontade, diz-se que o ato é voluntário; se o impulso parte de uma porção do sistema nervoso sobre o qual o individuo não tem controle consciente, diz-se que o ato é involuntário.


Tipos de Músculos



Músculo Liso
Apresenta contração involuntária controlada pelo sistema nervoso autônomo e é encontrado na parede de vasos sanguíneos, bexiga,intestino e útero. Responsável pela expulsão de líquidos como sangue,esperma, urina, bile,entre outros. São chamados de lisos porque suas fibras não apresentam estriações.

Músculo Estriado Esquelético
Esta diretamente ligado ao movimento e à postura corporal. Contraem-se por influência da nossa vontade, ou seja, são voluntários. Recebe esse nome por apresentar estriações formadas pelas proteínas actina e miosina.

Músculo Estriado Cardíaco
Formado por uma rede de fibras que compõe o miocárdio. É um músculo estriado, porém involuntário.

Origem e Inserção

O ponto proximal ou cranial de fixação de um determinado músculo é denominado origem e o ponto distal ou caudal é denominado inserção. Esses termos não devem ser confundidos com ponto fixo e ponto móvel.  Em um determinado movimento o ponto fixo está situado na origem do músculo e em outra na inserção. Assim, a origem e a inserção não dependem do movimento realizado.

Componentes Anatômicos dos Músculos Estriados Esqueléticos

Um músculo esquelético típico possui uma porção média e extremidades. A porção média é carnosa, vermelha no vivente e recebe o nome de ventre muscular. Nele predominam as fibras musculares; é, portanto, a parte ativa do músculo, isto é, a parte contrátil. Quando as extremidades são cilindróides ou então têm forma de fita, chamam-se tendões; quando são laminares, recebem a denominação de aponeuroses.
Tendões e aponeuroses servem para fixar o músculo ao esqueleto. Entretanto, nem sempre se prendem ao esqueleto, podendo fazê-lo em outros elementos: cartilagem, cápsulas articulares, septos intermusculares, derme, tendão de outro músculo etc.

Classificação Funcional dos Músculos

Agonista: Quando um músculo é o agente principal na execução de um movimento

Antagonista: Quando um músculo se opõe ao trabalho de um agonista, seja para regular a rapidez, seja para regular a potencia de ação deste agonista.

Fixador: Quando um músculo atua no sentido de eliminar algum movimento indesejado que poderia ser produzido pelo agonista.

Assim, o músculo braquial quando contrai é o agente ativo na flexão do antebraço, sendo, pois, um agonista. No momento em que o m. tríceps braquial se contrai para fazer a extensão do antebraço, o m. braquial opõe-se a este movimento retardando-o, a fim de que ele não se execute bruscamente; neste caso, atua como um antagonista. Na flexão dos dedos, os músculos flexores dos dedos são os agonistas. Como os tendões de inserção destes músculos cruzam a articulação radiocarpal (do punho), a tendência natural é provocar também a flexão da mão. Tal fato não ocorre porque outros músculos, como os extensores do carpo, se contraem e, desta forma, estabilizam a articulação do punho. Assim, impedem aquele movimento indesejado e, neste caso, atuam como fixadores.

Quanto à Ação

Dependendo da ação principal resultante da contração do músculo, o mesmo pode ser classificado como flexor, extensor, adutor, abdutor, rotador medial, rotador lateral, pronador, supinador, flexor plantar, flexor dorsal, depressores ou abaixadores, levantadores ou elevadores, orbiculares, esfíncteres, dilatadores, tensores, retratores ou protratores.

Por: Alexia Ferreira


Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plantão de Conhecimento - Histologia (Parte1)

Ácidos Graxos

Genética humana - Cariótipo